2026/01/10
Santa Maria da Feira Oliveira de Azeméis São João da Madeira
Miguel Paiva, natural de Vila do Conde, e militante do PSD, irá substituir Rosa Valente Matos, que é membro do Secretariado Nacional do PS
O atual presidente da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULS EDV), estrutura que integra os hospitais de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, de São João da Madeira, o de São Miguel, em Oliveira de Azeméis, e o Dr. Franciso Zagalo, em Ovar, irá rumar a Lisboa neste início de 2026 para liderar a ULS de São José, em Lisboa.
À primeira vista trata-se de uma decisão com contornos políticos política. Miguel Paiva, natural de Vila do Conde, militante do PSD, que já oi presidente da concelhia social-democrata de Vila do Conde e nas últimas eleições autárquicas foi o cabeça de lista da coligação PSD/CDS candidata à Assembleia Municipal daquele concelho, irá substitir Rosa Valente Matos, é membro do Secretariado Nacional do PS, que não será reconduziada no cargo após seis anos de presidência.
Até agora ainda não houve qualquer declaração oficial dos envolvidos, mas fontes do governo garantem que a decisão está tomada. A decisão de não renovação de mandato de Rosa Valente de Matos é irredutívil, e o nome de Miguel Paiva terá sido uma escolha uma escolha conjunta do primeiro-ministro Luís Montenegro e do diretor-executivo do SNS, Álvaro Almeida.
A transição de Miguel Paiva para a maior ULS da Área Metropolitana de Lisboa é vista como um reconhecimento do seu trabalho desde 2015 na modernização das infraestruturas de saúde no Entre Douro e Vouga. Foi presidente do conselho de administração do antigo Centro Hospitalar (CHEDV) entre 2015 e 2023, e figuta principal da equipa que desenhou o modelo de transição para a ULS EDV, a funcionar desde 2023.