2025/10/17
Contestação sobre localização da construção da nova ETAR em Pindelo aumenta de tom. Grupo de cidadãos sugerem uma terceira alternativa ao executivo municipal.
Um grupo de cidadãos da freguesia de Pindelo entregou um abaixo-assinado com 43 páginas e 856 assinaturas ao executivo da autarquia de Oliveira de Azeméis durante a última reunião de executivo municipal do mandato, realizada no dia 27 de setembro, a reclamar que seja estudada uma terceira alternativa às duas já localizações avançadas para a nova ETAR a ser instalada nesta freguesia.
O grupo de cidadãos representados na Assembleia Municipal por Rui Monteiro, Carla Costa, Eusébio Oliveira e Sandra Almeida, apelaram e clamaram por uma decisão justa, sensata e equilibrada que minimize o impacto sobre a população e sobre o ambiente na definição da localização para a instalação da ETAR de Pindelo.
Repudiam a localização perspetivada ao fundo da Rua das Cavadas, junto ao Tanque do Peto ou junto à Ponte de Samuel – uma opção que colocaria a ETAR a 50 metros da população, afetando qualidade de vida, o ambiente e a freguesia de Pindelo.
A primeira opção anunciada pelo presidente da autarquia, Joaquim Jorge, num encontro com jornalistas, para a construção a nova ETAR foi a Rua do Assentadinho, que ficaria também localizada muito perto de habitações e dos Passadiços de Pindelo, a nova atração turística do concelho.
O movimento de cidadãos dizer que não são contra a construção de uma nova ETAR em Pindelo, mas defendem que a localização “não deve estar próxima da zona dos passadiços ou das habitações”.
Propõem que seja estudada, como localização da ETAR, uma zona a sul da freguesia de Pindelo na zona das ribeiras, antigos terrenos da Maria do Poço, junto à Quinta do Côvo.