2026/01/28
Episódio de violência entre alunos no início do mês de dezembro no interior de uma escola do concelho de Vale de Cambra foi aborda em reunião de executivo camarário.
O Agrupamento de Escolas do Búzio, no concelho de Vale de Cambra, foi palco, no final de novembro de 2025, de um episódio de agressões entre dois alunos, no interior de uma das salas de aula. O INEM foi acionado, bem como a GNR que procedeu à identificação das crianças envolvidas, e os encarregados de educação deverão ser chamados ao processo, "com vista à identificação e concretização de uma solução conjunta e responsável".
A situação foi revelada e levada a reunião de executivo municipal pelo vereador eleito pelo PS Nelson Martins (que tem o pelouro da educação) uma vez que, após uma queixa apresentada por uma encarregada de educação, houve uma reunião no dia 3 de dezembro de 2025 que envolveu a vereadora responsável pela DASE - Divisão da Ação Social, um elemento do Agrupamento do Escolas do Búzio, um representante da empresa prestadora de serviços das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC'S) e um docente de uma das essas atividades.
Este docente foi chamado à reunião pela tentativa de responsabilização do cenário de agressões por parte da encarregada de educação. Segundo as informações prestadas pelo vereador Nelson Martins, as informações recolhidas sobre o episódio indicavam que "existia uma histórico de animosidade entre os envolvidos, verificando-se no momento da ocorrência que o docente se encontrava a proceder à recolha de material escolar".
Apesar de não ser uma responsabilidade direta do município, sublinha Nelson Martins, o vereador defende a necessidade de serem "introduzidas melhorias, nomeadamente através da elaboração de um regulamento adequado às circunstâncias de colaboração entre docentes das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC's), a coordenação, os docentes das comunidades escolas e os assistentes operacionais".