2025/10/18
O executivo da câmara municipal de Santa Maria da Feira terá apenas uma alteração no mandato 2025-2029. Edil feirense despediu-se publicamente do ex-vereador da Cultura.
O novo executivo da autarquia de Santa Maria da Feira terá apenas uma mexida no próximo mandato. Gil Ferreira não continuará na equipa liderada por Amadeu Albergaria - que venceu as últimas eleições autárquicas com uma maioria expressiva - e para o seu lugar entra Paulo Marcelo, especialista em marketing e publicidade, professor adjunto no ISVOUGA, e que exerce o cargo de secretário-geral da fundação Terras de Santa Maria da Feira.
Na hora da despedida, Amadeu Albergaria recorreu às redes sociais, para se despedir do seu vereador da Cultura. "Quero deixar uma palavra de reconhecimento público ao vereador Gil Ferreira, que termina um ciclo de 12 anos de serviço autárquico dedicado a Santa Maria da Feira. Foram três mandatos marcados por um trabalho notável nas áreas da Cultura, Educação, Turismo e Juventude, sempre com uma visão estratégica e uma entrega total. O contributo do Gil foi determinante para afirmar Santa Maria da Feira como referência nacional e internacional na cultura, deixando a sua marca na história recente do nosso município. Agradeço-te o empenho e o total compromisso com Santa Maria da Feira e os feirenses. Desejo-te o melhor para o futuro e para os novos desafios que decidires abraçar", escreveu o edil feirense.
Amadeu Albergaria contará com a restante equipa no executivo. Sónia Azevedo, 51 anos, licenciada em Economia, Vítor Marques, 64 anos, licenciado em direito, Ana Ozório, de 53 anos, Mário Jorge Reis, 56 anos, empresário, continuará com o pelouros do Ambiente e Desporto, e Beatriz Silva, 30 anos, licencida em gestão e mestre em gestão comercial, que no último mandato não teve qualquer pelouro atribuído.
Paulo Marcelo, 52 anos, mestre em design, é o novo elemento, e só depois tomada de posse do novo executivo é que se saberá quais as suas funções na equipa. O novo vereador é desenvolve, desde 2001, projetos de criação e investigação na área do design, Packaging, ilustração, museografia, sistemas gráficos e sua aplicação em espaços públicos.
Dos diverso trabalhos destaca-se a autoria e ilustração do livro "Sebastião e os Músicos do Castelo", Editora Campo das Letras, 2003; Design global do Museu da Chapelaria - S. João da Madeira, 2005; ou a criação da identidade visual das Aldeias de Portugal, 2020. O seu trabalho gráfico foi reconhecido a nível nacional e internacional nos Prémios Lusófonos da Criatividade, no Festival "Selected Europe - Visual Inspiration from Bilbao Bizkaia", nos prémios GRAPHIS; no European Design Awards e nos Pentawards.
Sónia Azevedo, Vitor Marques, e Ana Ozório
Mário Jorge Reis, Beatriz Silva e Paulo Marcelo