2025/11/18
A Região de Terras de Santa Maria tem uma forte presença, com a nomeação dos presidentes das autarquias de Santa Maria da Feira e Arouca, na cúpula da nova direção da Área Metropolitana do Porto.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, foi eleito para presidir também à Área Metropolitana do Porto (AMP), na primeira reunião do Conselho Metropolitano após as eleições autárquicas, que aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 17 de novembro, e na qual os jornalistas foram impedidos de entrar. O novo líder do Conselho Metropolitano do Porto apresentou a única lista a sufrágio, e chamou para seus vice-presidentes Amadeu Albergaria (PSD), eleito pela primeira vez presidente da câmara municipal de Santa Maria da Feira, e Margarida Belém (PS), que cumprirá o seu terceiro mandato na liderança da câmara municipal de Arouca.
Após ser oficializado no novo novo cargo, o presidente da câmara municipal de Santa Maria da Feira afirmava que assumia “esta responsabilidade ao lado de Pedro Duarte, presidente da Câmara do Porto, e dos restantes autarcas da AMP, numa altura de grandes desafios nas áreas da mobilidade, habitação, ambiente, proteção civil e investimento, entre outras”, e defendia que “a cooperação entre os municípios é essencial para encontrarmos respostas que melhorem a vida das pessoas”. Amadeu Albergaria assume ainda que levará a voz dos feirenses para o Conselho Metropolitana do Porto. “Levo para este mandato na AMP trabalho e a voz de Santa Maria da Feira e de todos os feirenses”, afirmava,
Margarida Belém, presidente da câmara municipal de Arouca, volta a desempenhar o cargo que já havia assumido no mandato de 2017/2021 tendo sido a primeira mulher na vice-presidência da Área Metropolitana do Porto. Para a edil arouquense esta “é uma enorme responsabilidade e uma oportunidade decisiva para reforçar a afirmação da Região Norte no contexto nacional e supranacional”. Margarida Belém considera ainda que escolha de Pedro Duarte “é “um reconhecimento do trabalho desenvolvido por Arouca e da importância de se dar voz aos municípios com menor expressão regional”.
“Assumo este cargo com o compromisso de defender, de forma firme e colaborativa, os interesses deste território alargado e de trabalhar por uma região mais coesa, equilibrada e capaz de valorizar todo o seu potencial”, conclui Margarida Belém
O Conselho Metropolitano do Porto reúne os presidentes dos 17 municípios que integram a Área Metropolitana do Porto. O PS conquistou oito câmaras, o PSD outras oito e o CDS-PP uma.
Na primeira reunião, segundo nota enviada pela AMP aos órgãos de comunicação social, Pedro Duarte sublinhou a necessidade de reforçar a cooperação entre os 17 municípios, defendendo um diálogo construtivo e uma visão ambiciosa para consolidar a região como um território de inovação, competitividade e desenvolvimento sustentável.
Na primeira reunião do Conselho Metropolitano do Porto foi ainda aprovada a lista proposta para a nova Comissão Executiva Metropolitana, que será submetida à votação nas assembleias municipais dos 17 concelhos que integram a AMP.
A lista é liderada por Agostinho Branquinho, como primeiro-secretário, e inclui os secretários metropolitanos Orlando Leal, Ana Amorim, Tiago Araújo e Andreia Ferreira.
Esta primeira reunião do Conselho Metropolitano do Porto, serviu para eleger o novo presidente e os dois vice-presidentes daquele órgão deliberativo da AMP, decorreu à porta fechada, contrariando a lei que estabelece que as reuniões são todas públicas. Nessa sequência, os jornalistas abandonaram o local e apresentaram uma queixa ao Sindicato dos Jornalistas.