2026/01/06
Representa um aumento de cerca de cinco milhões de euros em relação ao orçamento de 2025, fixado nos 34,1 milhões de euros.
A executivo da câmara municipal de Arouca aprovou - com votos contrar dos três vereadores do PSD - o orçamento municipal para 2026, que se fixa no valor de 40,5 milhões de euros. Trata-se de um aumento de cerca de cinco milhões de euros em relação ao ano de 2025, fixado nos 34,1 milhões de euros.
Nenhum dos impostos municipais vai ser alterado em 2026, sendo que o Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares (IRS) arrecadado pelo município continuará nos 5% e o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,3%.
A autarquia indica que principais áreas de investimento são “Habitação e Serviços Coletivos” (6,8 milhões de euros), seguindo-se a “Saúde” (5,6 milhões) e o “Comércio e Turismo” (4,1 milhões), sendo que estas representam quase 50% do montante total de investimento do próximo ano.
A nível de empreitadas, o executivo liderado por Margaria Belém tem o objectivo de, em 2026, “proceder à concretização de um conjunto alargado de empreitadas estruturantes em avançado estado de execução”, como, por exemplo, o Loteamento da Quinta do Cerrado, o Parque de saúde de Arouca e a requalificação da Biblioteca Municipal.
Arouca pretende ainda lançar novos investimentos como é o caso empreitada de remodelação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Escariz, o projeto de requalificação da Unidade de Saúde de Escariz, ou a ampliação e remodelação dos Complexos Desportivos de Arouca e de Escariz.
“O Orçamento Municipal para o próximo ano foi elaborado com rigor e ambição, assegurando a concretização de um conjunto multifacetado de obras e projetos, nas mais diversas áreas de intervenção municipal, sem descurar os princípios de uma gestão pública equilibrada, sustentável e transparente”, defende Margarida Belém.