2025/12/19
Autarquia sanjoanense aprovou o seu maior orçamento de sempre. Aumentou 2,486 milhões de euros comparativamente ao de 2025.
A câmara municipal de São João da Madeira aprovou para 2026 o seu maior orçamento sempre, na ordem dos 51,57 milhões de euros, apostando na habitação e educação.
O presidente da autarquia, João Oliveira, afirma que “o exercício de 2026 representa um marco na consolidação das contas públicas, evidenciando uma evolução claramente positiva face a 2025”, até porque “o maior orçamento de sempre da autarquia” é “fortemente influenciado pelo investimento”, que aumenta 2,5 milhões de euros face do ano de 2025.
“Sendo este o nosso primeiro orçamento, reflete compromissos do passado que temos que assumir, mas também as nossas prioridades para os próximos quatro anos. Tem a nossa marca e uma grande prioridade que é recuperar e requalificar os equipamentos da cidade – porque as necessidades de reparações e manutenções são enormes”, sublinha.
No orçamento que aumentou 2,486 milhões de euros comparativamente ao de 2025, os domínios com maiores dotações são a habitação, que vai absorver 14 milhões de euros, seguindo-se a educação, com oito milhões, e o desporto e lazer, com 6,6.
O autarca social-democrata apontou ainda outras áreas de intervenção no primeiro ano do seu primeiro mandato à frente dos destinos da autaquia de São João da Madeira. “Destaco o novo parque de estacionamento na Praça Luís Ribeiro, o parque infantil também nessa praça, um nó de acesso ao IC2, as novas piscinas municipais, a cobertura do Pavilhão Desportivo das Travessas e a pista de salto em comprimento também nas Travessas”, enumera.
A lista continua com referências a obras como reparações de arruamentos e passeios – “um dos pontos que os sanjoanenses muito têm abordado”, nota o presidente da Câmara – e a beneficiação da Biblioteca Municipal – onde a intervenção “será bastante pesada”.