2026/01/16
Uma denúncia revelou a má qualidade na Escola Básica de Macinhata, em Vale de Cambra. Uma comitiva do executivo camarário foi fazer a sua avaliação.
O tema sobre a qualidade das refeições nas escolas tem sido alvo de intensa discussão nas redes sociais. Tem havido testemunhos e denúncias constantes sobre a comida que é servida nas instituições escolares. Uma das últimas denúncias que circularam em vários fóruns foi sobre a comida na Escola Básica de Macinhata, frequentada por alunos do pré-escolar e 1.º ciclo.
A denúncia chegou também à autarquia de Vale de Cambra. E desta vez uma comitiva do executivo autárquico deslocou-se a esta instituição escolar para comprovar a realidade. E qual foi o resultado final?
Segundo o vereador com o pelouro da Educação, Nelson Martins, o presidente da autarquia, André Silva, o vice-presidente, e o chefe de gabinete do líder autárquico, chegaram à mesma conclusão do que o diretor da escola e representantes da Associação de Pais já tinham chegado: as refeições servidas às crianças não se encontravam condizentes com o estipulado no caderno de encargos entregue à empresa vencedora do concurso público.
O vereador Nelson Martins revela que "após análise realizada pela nutricionista, ficou definido, em atriculação com a entidade responsável pela confeção das refeições que seriam adotados os procedimentos definidos no caderno de encargos".
Ficou também a promessa que, indenpendente de futuros resultados de inquéritos de satisfação, o executivo voltaria a efetuar nova avaliação no próximo ano lectivo.
___
Avaliação do Fact-Check Região de Terras de Santa Maria: VERDADEIRO