2025/12/11
Autarquia liderada por Amadeu Albergaria condenada a pagamento de multa por descuido na limpeza num dos terrenos florestais propriedade do município.
A Guarda Nacional Republicana sinalizou, a nível nacional, mais de 10 mil terrenos para limpeza florestal até 31 de maio, superando as notificações do ano passado. As multas começaram a ser aplicadas em junho, no âmbito da campanha Floresta Segura 2025, Leiria, Bragança e Santarém lideram nas notificações, e, para surpresa, a câmara municipal de Santa Maria da Feira foi multada no valor de 800 euros pela falta de um dos terrenos florestais municipais na zona de Espargo.
Este valor está listado no resumo de diário de tesouraria votado numa das últimas reuniões da autarquia feirense. O vereador do CHEGA, Luís Santos, pedindo esclarecimentos sobre este assunto, sublinhando que os municípios devem dar o exemplo nestes casos. Amadeu Albergaria, presidente da câmara municipal de Santa Maria, da Feira lamentou a situação, concordando que a mesma não devia ter acontecido.
O objetivo do controlo da limpeza florestal é o de prevenir incêndios rurais e o diretor do serviço de proteção da natureza e ambiente da GNR diz que existe uma maior consciencialização da sociedade para a gestão de combustível. As infrações podem levar a multas entre os 140 e os 60 mil euros.
No âmbito da Campanha Floresta Segura 2025, destinada à prevenção de incêndios florestais, a GNR sinalizou, entre 16 de fevereiro e 30 de abril, "10.417 terrenos que poderão vir a estar em infração por falta de gestão de combustível", revela a divisão de comunicação da GNR.