2026/01/16
Vereador com o pelouro da Educação, Nelson Martims, revela quadro dramático no apoio a crianças com necessidades especiais na educação pré-escolar e no 1.º ciclo.
O número de crianças com perturbação do espetro do autismo no concelho de Vale de Cambra tem aumentado. Esta realidade é revelada pelo vereador eleito pelo Partido Socialista, Nelson Martins, a quem foi atribuído o pelouro da Educação.
Os números avançados pela autarquia avançam que o Agrupamento de Escolas de Vale de Cambra integra cerca de 45 crianças com perturbação do espetro do autismo, maioritariamente na educação pré-escolar e no 1.º ciclo.
Para Nelson Martins este "é um problema grave na área da educação", sublinhando a dificuldade sentida "pelas famílias e pelas escolas em encontrar respostas adequadas". Nelson Martins expõe ainda que "esta situação se reveste de particular gravidade tendo em contra que o protocolo com a Cooperativa FOCUS se encontra prestes a terminar e que as instâncias governamentais não se tem mostrado sensíveis a esta rrealidade, uma vez que consideram que o rácio de assistentes operacionais por aluno se encontta cumprido ou até ultrapassado, de acordo com os critérios legalmente definidos".
O vereador da Educação considera que a realidade do concelho de Vale de Cambra se encontra desajustada face ao financiamento existente neste âmbito. E chama a atenção para o facto de que "à medida que estas crianças progridem no seu percurso escolar, a problemática tende a agravar-se devvido à insuficiência especializado no seu acompanhamento".