2025/10/21
Santa Maria da Feira Oliveira de Azeméis Espinho Vale de Cambra São João da Madeira Arouca
Forças partidária de direita dominarão a Associação dos Municípios de Terras de Santa Maria durante o mandato de 2025-2029.
Tal como acontece no Conselho Metropolitano do Porto, os resultados nas últimas eleições autárquicas provocaram uma inversão das forças partidárias na Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.
Durante o último mandato, o Partido Socialista a força partidária dominante (4-2) na associação que une os concelhos de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Espinho, São João da Madeira, Vale de Cambra e Arouca. No mandato 2025-2029 serão as forças de direita (também por 4-2) a dominar a AMTSM.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, e Margarida Belém, líder da autarquia de Arouca, foram ambos eleitos para um terceiro mandato à frente dos destinos dos respetivos municípios, e são agora os presidentes mais antigos com assento na Associação de Municípios de Terras de Santa Maria.
O social-democrata Amadeu Albergaria, eleito pela primeira vez como presidente da câmara municipal de Santa Maria da Feira, continuará com assento na associação. O CDS-PP continuará a ter lugar nesta associação. O centrista André Martins Silva foi eleito presidente da câmara municipal de Vale de Cambra, ocupando o lugar do também centrista José Pinheiro.
A direita ganha força na Associação de Municípios de Terras de Santa Maria ganha força com a eleiçao de Jorge Ratola como poresidente da câmara municipal de Espinho, e João Oliveira venceu a câmara municipal de São João da Madeira.
Recorde-se, no entanto, que a liderança da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria é rotativo. Amadeu Albergaria, presidente do município de Santa Maria da Feira, presidia do conselho diretivo da associação no final do último mandatos, tendo como vogais o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, e de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.