2025/11/29
O município de São João da Madeira tem um orçamento 110 mil euros para luzes. Quanto ao programa de animação alusivo à época, conta com mais 68 mil euros.
O município de São João da Madeira liga este domingo, dia 30 de novembro, parte da sua iluminação pública de Natal. A iluminação vai, faseadamente, abranger o centro da cidade, edifícios de alguns bairros e também espaços verde, e há um orçamento de 110 mil euros. Junta-se os 68 mil euros para os eventos da Fábrica de Sonho, prefazendo um orçamento total de 178 mil euros.
A despesa com as luminárias típicas da quadra, indica o municipio sanjoanense, agora liderado por João Oliveira, é idêntica à do ano passado e permitirá decorar um total de 51 locais naquele que é o concelho mais pequeno do país, com apenas cerca de oito quilómetros quadrados.
Quanto ao programa de animação alusivo à época, conta com mais 68 mil euros de investimento da cmara municipal, o que representa um aumento de 18 mil euros face a 2024, sendo que será complementado com duas propostas financiadas por pela junta de freguesia do concelho e a associação comercial local.
Haverá um total de perto de 70 ações, inseridas na iniciativa Fábrica dos Sonnhos que decorre até 4 de janeiro entre a Praça Luís Ribeiro, o Mercado Municipal e a Oliva Creative Factory.
O Natal em São João da Madeira conta envolvimento de 22 associações locais que contribuem decisivamente para o programa de Natal preparado em tempo recorde devido à mudança de exectutivo camarário resultante das eleições de 12 de outubro, e que só tomou pose no dia 2 de novembro.
Sempre com entrada gratuita, o cartaz de animação anunciado até de janeiro prevê sessões de cinema, espetáculos teatrais, leituras de contos, concertos e arruadas, performances de dança, oficinas criativas, demonstrações culinárias e um “mercadinho sustentável” no dia 14.
De 26 de dezembro até 04 de janeiro, a Fábrica dos Sonhos terá ainda a funcionar um Serviço de Apoio ao Cliente com animadores disponíveis para atender reclamações das crianças sobre os presentes que receberam no dia 25.