2025/10/14
Espinho Vale de Cambra São João da Madeira
O resultado das últimas eleições autárquicas vai provocar mexidas na liderança da Área Metropolitana do Porto (AMP).
Sociais-democratas conseguiram voltar a conquistar presença na AMP. Mas Será o presidente eleito em Vale de Cambra (município continua a ser liderado pelo CDS-PP) que irá fazer desequilibrar a votação na eleição do próximo Conselho Metropolitano do Porto.
O socialista Jorge Vultos Sequeira que ainda assume a liderança do Conselho Metropolitano do Porto, irá sair de cena na próxima composição para o mandato 2025-2029, uma vez que perdeu a corrida à câmara municipal de São João da Madeira. O PS também deixará de liderar o órgão político da Área Metropolitana do Porto (AMP). As eleições autárquicas de 12 de outubro trouxeram alterações no xadrez político na AMP.
As duas mudanças nos municípios da região de Terras de Santa Maria irão ajudar à mudança de liderança do Conselho Metropolitano do Porto no próximo mandato. João Oliveira, da coligação AD - A Melhor Cidade do País, “roubou” a câmara municipal de São João da Madeira ao PS de Jorge Vultos Sequeira, e Jorge Ratola, do PSD, que conquistou a câmara municipal de Espinho, após vencer a ex-socialista Maria Manuel Cruz. O município de Santa Maria da Feira continua com gestão social-democrata, e a ser liderado por Amadeu Albergaria.
Mas será André Silva, eleito pelo CDS-PP para a presidência da câmara municipal de Espinho que irá desequilibrar a eleição do próximo líder da Área Metropolitana do Porto.
João Oliveira (São João da Madeira), Jorge Ratola (Espinho), e André Silva (Vale de Cambra)
Feitas as contas aos resultados nos 17 municípios que compõem a AMP, oito municípios serão liderados pelo PSD, oito pelo PS, e um pelo CDS-PP.
Os sociais-democratas conquistaram os municípios do Porto (Pedro Duarte), Vila Nova de Gaia (Luis Filipe Menezes), Espinho (Jorge Ratola), e Póvoa do Varzim (Andrea Silva). Venceram pela primeira vez em São João da Madeira (João Oliveira), e continuam a liderar em Santa Maria da Feira (Amadeu Albergaria), e na Maia (António Silva Tiago).
Já o PS reconquistou Arouca (Margarida Belém), Oliveira de Azeméis (Joaquim Jorge), Gondomar (Luís FIlipe Araújo), Santo Tirso (Alberto Costa), Valongo (Paulo Esteves Ferreira) e Vila do Conde (Vítor Costa).