2025/12/03
Ana Sofia Pereira Pinho está ao lado do presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis desde o seu primeiro mandato à frente dos destinos do município.
Joaquim Jorge, eleito para o terceiro mandato à frente dos destinos da autarquia de Oliveira de Azeméis, voltou a nomear, pela segunda vez, Ana Sofia Pereira Pinho, de 40 anos, como sua chefe de gabinete, em despacho assinado no da 19 de novembro de 2025.
O edil oliveirense tem a sua chefe de gabinete ao seu lado, e em lugar de confiança politica, desde o primeiro momento em que estrou para chefe de executivo na autarquia de Oliveira de Azeméis. Ana Sofia Pereira Pinho começou por ser nomeada a 24 de outubro de 2017, após a primeira vitória do PS em Oliveira de Azeméis, como primeira secretária do Gabinete de Apoio à Presidência da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, cargo que desempenhou até ao dia 15 de outubro de 2021. No dia seguinte, e após a segunda vitória do PS no concelho de Oliveira de Azeméis, foi promovida ao cargo de chefe de gabinete, comissão de serviço que terminou no dia 22 de outubto de 2025, e que foi, entretanto, renovada.
Da nota curricular publicada no despacho, sabe-se que Ana Sofia Pereira Pinho é membro da comissão política concelhia do PS de Oliveira de Azeméis, foi deputada da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, no mandato de 2013 a 2017.
Iniciou a sua carreira académica na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com a Licenciatura em Direito, tendo concluído a mesma no ano de 2011. É mestre em Ciências Jurídico Forenses pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A remuneração do chefe de gabinete de apoio à presidência é igual a 90% da remuneração base de um vereador a tempo inteiro, em regime de exclusividade. No município de Oliveira de Azeméis o ordenador de um vereador do executivo é de 2 899, 53 euros, valor ao qual é acumulado 592 euros em despesas de representação. Assim, o ordenado de um chefe de gabinete da autarquia de Oliveira de Azeméis é de 2600 euros.