2025/09/03
Desativado "há muitos anos", autarquia de São João da Madeira vê-se obrigada a intervir no elevador do Centro de Coordenador de Transportes por falta de opção a mobilidade reduzida.
A Câmara Municipal de São João da Madeira assinou um contrato com a empresa Pinto & Cruz, Lda, do Porto, no início de agosto, no valor de 19.285 euros, ao qual será acrescido a taxa de IVA em vigor, com vista à reativação do elevador do Centro Coordenador de Transportes de São João da Madeira que está desativado "há muitos anos", refere o presidente do município sanjoanense, Jorge Vultos Sequeira.
Esta decisião surge da necessidade de haver uma opção para todos os passageiros de mobilidade reduzida que utilizam diariamente os transportes a partir de São João da Madeira. Há vários meses que centenas utentes se vêm pricados das escadas rolantes e do elevador no Centro Coordenador de Transportes que têm originado várias críticas junto da autarquia sanjoanense.
A reativação do elevador é, para já, a resposta mais rápida que o executivo camarário poderá dar. Após várias diligências, e de contactos com empresas especialistas, não foi possível dar uma resposta cabal ao problema das escadas rolantes do interior do Centro Coordenador de Transportes de São João da Madeira.
As escadas rolantes do Centro Coordenador de Transportes de São João da Madeira encontram-se inativas há vários meses. Foto: © Região Terras de Santa Maria
O presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, avançou mesmo em recente reunião de executivo camarário que há empresas a dizerem que "é impossível" reparar as escadas rolantes do equipamento.
A intervenção no elevador deverá ficar concluídas até ao início de outubro. Segundo o contrato adjuficado pela autarquia sanjoanense, a empresa Pinto & Cruz tem um prazo de 60 dias para concluir os trabalhos.
Parte exterior do Centro Coordenador de Transportes de São João da Madeira. Foto: © Região Terras de Santa Maria