2025/10/06
O município de Vale de Cambra lançou a concurso público, a menos de um mês das eleições autárquicas, a requalificação dos centros desportivos das Dairas e Gandarinhas.
A câmara municipal de Vale de Cambra lançou a concurso público, em meados de setembro, a praticamente um mês das próximas eleições autárquicas, agendadas para o dia 12 de outubro, duas obras de requalificação em recintos desportivos do concelho, no valor de mais de meio milhão de euros, e que se perspectiva estarem concluídas no início do ano de 2026. Ambas as obras serão concretizadas com o apoio de fundos europeus, avançou o presidente da autarquia, José Pinheiro, em reunião de executivo municipal.
Uma das obras de requalificação diz respeito ao Centro Desportivo de Formação das Dairas, que tem um valor base de 257.235 euros. Esta obra de melhoramentos deverá ficar concluída em 60 dias, ou seja, dois meses.
Inserido no Centro Desportivo de Formação das Dairas está o Pavilhão Municipal de Vale de Cambra, instalação destinada para a prática de modalidades coletivas como basquetebol, hóquei em patins e futsal. que em abril de 2024 foi destruído parcialmente pelas chamas. A zona onde estavam guardados os equipamentos desportivos foi totalmente destruído, comprometendo a utilização daquela estrutura. Nessa altura, em declarações aos jornalistas, o comandante dos bombeiros de Vale de Cambra, Victor Machado, disse que o incêndio teve origem num curto-circuito, na zona onde estão guardados os equipamentos desportivos.
O segundo espaço a sofrer obras de requalificação é o Centro Desportivo das Gandarinhas, com um investimento previsto de quase 278. 600 euros. O prazo de execução da intervenção aponta para 180 dias.
O investimento total na requalificação nos dois centros desportivos ascende aos 535 835 euros, e terá comparticipação de fundos europeus.