2025/12/22
A câmara municipal de Oliveira de Azeméis terá em 2026 um orçamento de 73,3 milhões de euros. A maior despesa do ano fica reservada para obras na rede de saneamento, que absorverá 3,87 milhões de euros.
A câmara municipal de Oliveira de Azeméis aprovou um orçamento de 73,3 milhões de euros para 2026, que representa um aumento de 4,8 milhões face a 2025, aprovado por maioria - votos a favor dos cinco elementos do PS. três votos contra dos vereadores do PSD e um do Chega.
Para o presidente da autarquia, Joaquim Jorge,a prioridade centra-se em continuar a investir na beneficiação da rede de água e saneamento desse concelho com cerca de 163 quilómetros quadrados, não apenas ampliando a estrutura, mas também garantindo a conservação de ramais, estações de tratamento e outros elementos da mesma.
Só nesse domínio, há três intervenções a exigir um milhão de euros cada: a ampliação da rede de abastecimento de água de Loureiro e a melhoria das condutas de águas residuais também nessa freguesia e ainda na de São Martinho da Gândara. Outras obras com grande dotação de verbas em 2026 são: a construção de uma nova unidade de saúde no Pinheiro da Bemposta, orçada com 2,15 milhões de euros; a criação de um centro de educação ambiental, com 1,88 milhões de euros; o melhoramento da habitação social, com 1,76 milhões de euros; a construção do novo posto da GNR de Cesar, com 1,39 milhões de euros; a reconversão do mercado municipal em edifício Nova Centralidade, com 1,3 milhões de euros ; a continuação da construção das oficinas criativas da antiga Garagem Justino, também com 1,3 milhões; e a infraestruturação da zona industrial do Nordeste de Cesar, com um milhão de euros.