2025/10/11
Comédia dramática brasileira estará em cena nos dias 25 e 26 de novembro no TeMA - Teatro Municipal de Azeméis.
Oiveira de Azeméis faz parte do roteiro do espetáculo “Dois de nós”, que está em cena em Portugal desde setembro. As primeiras paragens são Lisboa, Porto e Aveiro. Segue-se Oliveira de Azeméis... em dose dupla. O espetáculo está agendado para as 21h30 dos dias 25 e 26 de novembro no TeMA – Teatro Municipal de Azeméis.
A comédia dramática brasileira, que junta no palco os reconhecatores atores brasileiros Antonio Fagundes e Christiane Torloni, custará aos cofres da autarquia de Oliveira de Azeméis 25 000 euros, valor ao qual se acresce a taxa de IVA em vigor, que perfaz um valor total de 30 750 euros, que terá de ser pago à Plano 6, a produtora do espectáculo, no dia seguinte à prestação do serviço, segundo estipula o contrato assinado no dia 16 de setembro.
Escrita por Gustavo Pinheiro e dirigida por José Possi Neto, “Dois de nós. Uma comédia no espelho” explora as complexidades das relações amorosas ao longo do tempo, refere a sinopse do livro e do espetáculo, que se estreou em São Paulo em setembro de 2024, tendo o texto sido lançado em livro, pela Editora Cobogó, em novembro, o que ampliou o alcance da obra.
A imprensa brasileira dá eco do sucesso da obra. Público e crítica foram unânimes nos elogios a “Dois de Nós”, que esgotou várias sessões no Brasil.
“Dois de nós” centra-se no casal Pedro Paulo e Maria Helena (interpretados por Antonio Fagundes e Christiane Torloni), que se encontram com as suas versões mais jovens, Pepê e Leninha (vividas por Thiago Fragoso e Alexandra Martins), num quarto de hotel, cenário que serve de palco para um confronto entre passado e presente.
O enredo desenvolve-se a partir de uma noite em que o casal, após a festa de bodas de ouro, revisita as memórias e os ressentimentos acumulados ao longo dos anos. Paralelamente, o casal mais jovem, que volta de uma festa de Carnaval, enfrenta a suas próprias tensões e expectativas.
Este encontro entre as duas gerações suscita reflexões sobre a vida conjugal, abordando temas comuns aos casais, como rotina, filhos, dinheiro, tempo, realização profissional, desejo sexual, frustrações e mágoas, tudo à luz das mudanças velozes de comportamento, características da atualidade, e permeado por humor e ironia.