2025/10/18
Coligação Primeiro Arouca e Partido Socialista perderam representativa no órgão deliberativo. CHEGA ganhou dois assentos municipais, e há movimentos independentes provenientes das juntas de freguesia.
Em Arouca, o partido vencedor da corrida ao órgão deliberativo (Assembleia Municipal) voltou a ser diferente do vencedor ao órgão executivo. O candidato da coligação de direita "Primeiro Arouca", Pedro Vieira, que assumiu a presidência da Assembleia Municipal de Arouca no último mandato, venceu novamente as eleições. Reforçou o número de votos (6455), mas teve uma ligeira quebra percentual (44,99%). Já o PS perdeu votos (5908) e uma quebra percentual de quatro pontos (41,18%).
Nestas eleições autárquicas, o CHEGA também foi a votos. A candidatura protagonizada por Carlos Pereira conquistou 1257 votos (8,76%) que valeu dois assentos municipados, "roubados" à coligação de direita e ao PS, que perderam um lugar cada.
Feitas as contas, a coligação "Primeiro Arouca" tem 10 assentos no órgão deliberativo, o PS conseguiu nove, e o CHEGA dois lugares. Isto quer dizer que o CHEGA terá uma palavra a dizer na aprovação dos pontos a serem discutidos no órgão deliberativo.
Os lugares por inerência ocupados pelos presidentes das juntas de freguesia darão força aos movimentos independentes. A coligação de direita conquistou seis juntas (Chave, Fermedo, Rossas, São Miguel de Mato, Urrô, e na União das Freguesias de Arouca e Burgo), o Partido Socialista outras seis (Alvarenga, Escariz, Moldes, Santa Eulália, Tropeço e União das Freguesias de Cabreiros e Albergaria Serra).
Houve quatro movimentos independentes a venceram a liderança de juntas de freguesia no concelho de Arouca. Três contaram com o apoio do Partido Socialista: a "Lista Independente de Mansores", protagonozada pelo atual presidente Jorge Oliveira, o movimento "Juntos Pela União" na União de Freguesias de Canelas e Espiunca, liderada por Marinho Barbosa Pinho, e a lista independente "Juntos por Covelo de Paivô e Janarde", encabeçada por José Manuel Martins.
A lista independente, sem qualquer tipo de apoio partidário, foi eleita na Várzea. Trata-se da lista "Várzea em Primeiro Lugar", liderada por Joaquim de Almeida.
Como este resultados, os independentes terão, inevitavelmente, uma palavra a dizer em cada ponto discutido na Assembleia Municipal.
---
PRIMEIRO AROUCA - 6 455 votos (44,99%) | 10 mandatos
PS - 5 908 votos (41,18%) | 9 mandatos
CHEGA - 1 257 votos (8,76%) | 2 mandatos
CDU (PCP-PEV) - 301 votos (2,10%)
EM BRANCO - 272 votos (1,90%)
NULOS - 155 votos (1,08%)