2025/12/23
Protótipo foi apresentado há dois anos no centro tecnológico do Grupo Simoldes, em Oliveira de Azeméis. No próximo ano está prevista a produção das primeiras 200 unidades.
O BEN, o carro elétrico de pequenas dimensões desenvolvido no CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), e fabricado no Grupo Simoldes, em Oliveira de Azeméis - o protótipo foi apresentado há dois anos no centro tecnológico da empresa oliveirense como poder ver aqui como pode ver aqui - recebeu o certificado de homologação da União Europeia após um processo realizado no IDIADA (em Espanha), e pode, a partir de agora, ser conduzido em toda o território europeu.
O primeiro carro elétrico construído em solo nacional, e que tem na cidade de Oliveira de Azeméis o seu epicentro, destaca-se não apenas pelo seu design compacto de 2,50 metros, semelhante ao de modelos como o Citroën Ami, mas também pela sua versatilidade interior, que permite configurações de até três lugares e uma capacidade de carga que oscila entre os 100 e os 400 litros. O modelo assenta em duas plataformas inovadoras, a Body, que recorre a uma estrutura física adaptável a diferentes necessidades, e a SPIRIT, que recorre a uma componente digital que integra chaves partilhadas e monitorização de dados.
O preço do novo veículo está fixado nos 8 mil euros, e pretende democratizar o acesso à mobilidade elétricas nas cidades. Está previsto que a produção em massa comece já no próximo ano, e numa fase inicial esperam-se 200 unidades por ano. A concretização deste veículo é o ponto alto da agenda Be.Neutral, um projeto financiado pelo PRR e com um investimento de cerca de 200 milhões de euros. que tem como premissa a criação da “primeira região neutra em carbono da Europa”. Este projeto com a participação de oito municípios do Norte do país. Para além de Oliveira de Azeméis, estão também incluídas as cidade do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo.