2026/01/11
Santa Maria da Feira Oliveira de Azeméis São João da Madeira
Ainda sem confirmação oficial, e com informações reduzidas sobre este facto, várias fontes conhecedoras do processo, apontam o nome de Margarida França como o mais provável para assumir ocupar o lugar de Miguel Paiva.
Com a mais do que provável saída de Miguel Paiva do conselho da administração da ULS EDV para passar a liderar a ULS de São José, em Lisboa, a questão que tem sido mais colocada nos bastidores é sobre quem é que liderá a Unidade Local de Saúde que gere as unidades hospitalares de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, e São João da Madeira. O nome de Margarida França, que lidera atualmente a nova Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro.
Ainda sem confirmação oficial, e com informações reduzidas sobre este facto, várias fontes conhecedoras do processo, apontam o nome de Margarida França como o mais provável, e o que se encontra em melhor posição, para assumir ocupar o lugar a ser deixado vago por Miguel Paiva.
Sobre o perfil de Margarida França sabe-se que é natural de Esmoriz, licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, é ainda pós-graduada em Administração Hospitalar e Mestre em Gestão e Econimia de Saúde.
Profissionalmente, destaque para o seu início de percurso, em 1989, como administradora hospitalar na Maternidade de Júlio Dinis, no Porto. Esteve presente em várias direções hospitares e percorreu várias instituições do Serviço Nacional de Saúde, como a direção do Instituto da Qualidade de Saúde do INEM. Em 2009 recebeu a medalha de Serviços Distintos Grau "puro" do Ministério da Saúde.
Chegou em 2018 à presidência do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, tendo assumido, em 2023, aquando o novo modelo de gestão das ULS, a liderança da ULS da Região de Aveiro. É também membro da direção do Consórcio Centro Académico Egas Moniz Health Aliance (CAC-EHMA).