2026/01/29
Administração do Centro Comercial 8.ª Avenida não tem solução imediata para o problema. Executivo camarário de São João da Madeira reuniu-se com administração do espaço comercial, mas não apresenta resultados.
A Orient Cineplace encerrou de forma surpreendente as cinco salas de cinema que detinham no Centro Comercial 8.ª Avenida, em São João da Madeira, o último reduto das sessões de cinema regulares na região de Terras de Santa Maria. E a administração do centro comercial não tem uma solução imediata prevista para este espaço.
O encerramento das salas de cinema em São João da Madeira, sem qualquer tipo de aviso prévio, surge na sequência do processo de insolvência da Cineplace, decretado em 16 janeiro. Neste momento não há uma informação clara sobre qual o futuro do espaço bem como dos seus funcionários.
A câmara municipal de São João da Madeira já se reuniu com a administração do 8.ª Avenida para debater o assunto, mas o executivo liderado por João Oliveira não avançou com qualquer resultados. Já a comissão política concelhia do PS em comunicado enviado às redações sublinha que encara o encerramento destas salas de cimema "com preocupação" porque "o cinema não é apenas lazer, é acesso à cultura e contribui para a vitalidade e centralidade da cidade".
O líder do PS de São João da Madeira, Leonel Martins, defende que "São João da Madeira não se poder resignar a ficar sem cinema e sem uma oferta cultura que faz parte da vida da cidade", considerando assim "importante encontrar soluções com envolvimento de todos os agentes locais, desde logo a câmara municipal".