2025/10/19
Nova composição da assembleia de freguesia de São João da Madeira terá um elemento do CHEGA. PS e PSD dividem seis mandatos. Presidente afirma terá postura de diálogo como executivo camarário liderado por João Oliveira.
Rodolfo Andrade teve de esperar mais de duas horas para gritar vitória nas últimas eleições autárquicas. Num duelo bastante equilibrado, venceu a corrida à liderança da junta de freguesia de São João da Madeira por 213 votos (obteve 4708, 41,84%) à candidatura da coligação AD - A Melhor Cidade do País liderada por Paulo Barrira (4 495 votos, 39,94%).
O reeleito presidente da junta de freguesia sanjoanense é o único resistente do Partido Socialista nos órgãos autárquicos do concelho, que viram a fugir a presidência da câmara municipal para João Oliveira, e a vitória na assembleia municipal para Cristina Vila Verde, ambos candidatos pela coligação AD - A Melhor Cidade do País.
Mas o mandato de Rodolfo Andrade nos próximos quatro anos obrigará a pontes com os outros partidos, uma vez que não conseguiu maioria absoluta. PS e AD elegeram seis membros para a a assembleia de freguesia. Os 1012 votos (8,99%) obtidos pelo CHEGA, fez o partido conseguir eleger o seu cabeça de lista, Paulo Cavaleiro, que poderá ter a força de, unido com AD, condicionar algumas decisões.
"Avançamos para este segundo mandato com a mesma força, a mesma garra e a mesma convicção que sempre nos caracterizou. Tenho-me pergunta nos últimos tempos como será governar como executivo municipal camarádio do PSD. Bem, a nossa postura será sempre de diálogo, de abertura, de disponibilidade de criar pontes sempre em prol da nossa cidade. da nossa freguesia e dos sanjoanense. É com convicção que avançamos para mais uma mandat. Com força, com um grande comprometimento para com os sanjoanense, para com São João da Madeira. e para como a nossa cidade", afirmou Rodolfo Andrade, após a vitória, em vídeo publicado nas redes sociais da sua candidatura.
---
PS - 4 708 votos (41,84%) | 6 mandatos
AD - 4 495 votos (39,94%) | 6 mandatos
CHEGA - 1 012 votos (8,99%) | 1 mandato
CDU (PCP - PEV) - 371 votos (3,30%)
BE - 324 votos (2,88%)
EM BRANCO | 220 votos (1,96%)
NULOS | 123 votos (1,09%)