2025/11/28
São João da Madeira Arouca Fact Check
Qual a taxa de mortalidade padronizada nos dois concelhos da região de Terras de Santa Maria. Será que nos dois concelhos há mais probabilidade de viver mais tempo.
É verdade que nos concelhos de São João da Madeira e Arouca há mais probabilidade de viver mais tempo? Um estudo do jornal Expresso tem sido comentado na região. E a verdade é que coloca os concelhos de São João da Madeira e Arouca no ranking com a taxa de mortalidade padronizada mais baixa, entre os anos de 2022-2024.
Essencialmente, esta taxa de mortalidade padronizada mostra que nível de mortalidade será esperado se a população dos vários município tivesse exactamente a mesma estrutura de idades. O estudo levado a cabo pelo jornal semanário revela que no triénio 2022-2024, a taxa de mortalidade padronizada em São João da Madeira é de 9,4 por mil habitantes, ocupando o segundo lugar do ranking dos concelhos com a taxa mais baixa, ao lado de Braga (9,4) e atásde Mogadouro (9,1). Arouca tem uma taxa de 9,8 por mil habitantes, ocupando o sétimo lugar do ranking ao lado de Mirando do Douro.
A probabilidade de morrer mais nos dois concelhos da região de Terras de Santa Maria chega a ser o dobro dos concelho com a taxa de mortalidade padrononizada como é o caso de Barrancos (21,9), Santa Cruz das Flores e até Vidigueira (9,3).
As condiçõe socio-económicas e o acesso a cuidados de saúde são aspectos apontados pelos especialistas ouvidos neste estudo para uma menor taxa de mortalidade.