2026/01/27
Esta empreitada segue-se a uma primeira etapa de obras já executada em 2024, no valor de 686 mil euros. Em 2029 terão sido investido quase 5 milhões de euros na requalificação do Castelo de Santa Maria da Feira.
Foi aprovada, em reunião de executivo da autarquia de Santa Maria da Feira, a adjudicação da empreitada “Conservação, Preservação e Valorização do Castelo de Santa Maria da Feira e sua Envolvente”, num investimento de 4,2 milhões de euros.
Esta obra, afirma o executivo liderado por Amadeu Albergaria, vai permitir cuidar o monumento com rigor, melhorar o circuito de visita e valorizar a zona envolvente, reforçando o papel do Castelo na dinâmica cultural e turística do concelho.
Com financiamento do Norte 2030 e investimento municipal, "trata-se de uma intervenção estruturante, integrada numa visão de médio e longo prazo para o património de Santa Maria da Feira", sublinha a autartia de Santa Maria da Feira.
Dos 4,2 milhões de euros necessário, dois milhões são assegurados peço financiamento do Norte 2030 e o restante (2,2 milhões de euros) será suportado pela autarquia feirense.
O prazo de execução da obra de 910 dias, começando a contar a partir da consignação da empreitada. Se o contrato for assinador “no decurso deste ano”, tal como se espera, a obra estará concluída em 2029.
Esta empreitada segue-se a uma primeira etapa de obras já executada em 2024, no valor de 686 mil euros, e resulta de um segundo concurso público para escolha da empresa que irá concretizar os trabalhos, uma vez que ao primeiro procedimento, lançado no início de 2025, não concorreram candidatos válidos.
Desta vez, a obra está entregue à RBS Rebuild Solutions S.A., que, entre as duas firmas concorrentes, foi a que correspondeu aos requisitos com a proposta economicamente mais vantajosa.