2025/12/28
O concurso da requalificação da ETAR do Salgueiro foi um dos temas mais quentes nas últimas eleições autárquicas. Foi prometida ação, o concurso público foi lançado em novembro, e agora o prazo foi prorrogado até fevereiro de 2026.
A poluição no rio Ul e a requalificação da ETAR do Salgueiro, em Santiago de Riba-Ul, foram dos temas mais quentes nas últimas eleições autárquicas em Oliveira de Azeméis. Houve promessas da resolução do problema, e a da aceleração do processo. De facto, no final de novembro a requalificação da ETAR do Salgueiro foi lançado a concurso público no final do mês de novembro, pouco mais de um mês após a realização das eleições autárquicas. Mas um mês depois o processo volta a ver o processo um pouco mais adiado.
O prazo de entrega de propostas para a execução da obra foi adiada até ao dia 10 de fevereiro, e só nessa altura será possível se haverá concorrentes interessados na construção da obra, e assim tornar realidade um velho anseio da população oliveirense.
A alteração do prazo de entrega do concurso que voltou a ser lançado pela Associação de Municípios de Terras de Santa Maria justifica este adiamento por haver informações atualizadas acerca do concurso, principalmente nas condições de apresentação das candidaturas.
Tudo o resto se mantém, nomeadamente o preço base de 26,8 milhões de euros, valor ao qual ainda terá de se acrescentado valor do IVA, que será divido em três lotes. O Lote 1 diz respeito à remodelação da ETAR do Salgueiro pelo valor de 19,6 milhões de euros e com um prazo de execução de 730 dias; o Lote 2 diz respeito à Beneficiação dos Emissarios do Subsistema do Salgueiro por 6,3 milhões de euros (+IVA) e um prazo de execução de 730 dias; e, por fim, o Lote 3 a construção do Parque Urbano Inundável junto a ETAR do Salgueiro por um valor de 820 mil euros (+IVA), e com um prazo de execução de 270 dias.