2026/01/09
Decisão da câmara municipal de Oliveira de Azeméis fará com que oliveirenses poupem 412 mil euros. Presidente da autarquia refere que concelho poderá deixar lugares cimeiros do ranking dos territórios com a água mais cara.
O preço da água vai subir durante o ano de 2026 em 1,8% no concelho de Oliveira de Azeméis. O valor da água em água passará a custar 0,48 euros por metro cúbico este ano, em detrimento dos 0,4715 euros por metro cúbico cobrado em 2025.
Este aumento faz parte do contrato de concessão entre a autarquia e a Indaqua de Oliveira de Azeméis, que prevê aumento anual do abastecimento de água à comunidade oliveirense. A atualização do valor teve o parecer da ERSAR -Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
O novo tarifário prevê também um aumento para o tratamento em alta nas ETAR’s de Salgueiro e Maia. Em 2026 o valor do tratamento do saneamento passar a custar 0,1614 euros por metro cúbico, em vezes dps 0,0969 euros por metro cúbico de 2025. Contudo, este aumento não será repercutido no fatura dos oliveirense. A autarquia volta a assumir o diferencial.
A manutenção da suspesnsão tarifára no que respeita aos serviços de saneamento para o ano de 2026 estima-se em 412 mil euros, valor no qual já está incluindo à taxa legal em vigor. A aprovação da comprensação financeira à concessionária ascende ao limite de 250 mil euros para “eventuais acertos referentes ao ano de 2025”.
A manutenção da tarifa referente à taxa de sameamento tem sido suportada desde o ano de 2019 – foi uma das medidas COVID-19 levadas a cabo pela autarquia de Oliveira de Azeméis – e já se tradu
O aumento do tarifário foi discutido e aprovado por maioria na primeira reunião de executivo camarário – contou com votos favoráveis dos vereadores do PS, contra dos três vereadores do PSD, e a abstenção do CHEGA.
Durante a discussão do ponto, o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, referiu que concelho tende deixar lugares cimeiros do ranking dos territórios com a água mais cara. “Há concelhos que estão a fazer aquilo que que já deveriam ter feito, que é o de aumentar os valores das taxas de RSU e isso terá efeito no valor das faturas”, sublinhou o edil oliveirense.