2025/12/26
Proposta do Partido Socialista para o Orçamento Municipal de 2026 foi aprovada por unanimidade em reunião de executivo camarário.
As centenas de casas devolutas espalhadas pela cidade de São João da Madeira fizeram os vereadores do Partido Socialista avançarem com a proposta de triplicar a taxa de imóveis devolutos para constar no Orçamento Municipal já para o próximo ano de 2026 da autarquia sanjoanense. José Nuno Vieira, Paula Gaio e José Fonseca consideram que uma taxação mais pesada sobre os imóveis devolutos permitirá “mobilizar mais casas para o arrendamento”.
A medida sugerida pelos socialistas foi aprovada por unanimidade pelo executivo agora liderado por João Oliveira, eleito pela coligação PSD/CDS-PP nas autárquicas de 12 de outubro, e será votada na Assembleia Municipal de 30 de dezembro para já ter efeito no orçamento de 2026 e prevê também “que a receita adicional resultante desta majoração seja integralmente destinada a políticas municipais de habitação”, entre as quais o reforço da oferta pública, a reabilitação do parque habitacional da autarquia e o apoio ao arrendamento acessível.