2026/01/31
Hospital de São Sebastião será a quarta a unidade hospitalar do país a ter uma unidade exclusivamente direcionada para a saúde mental.
A ULS EDV tem em curso a empreitada para a criação de uma unidade de internamento de saúde mental. Trata-se de um investimento de 8 milhões de euros - o dobro dos 4 milhões inicialmente previstos - e estará concluído em junho deste ano, anuncia ao REGIÃO DE TERRAS DE SANTA MARIA a administração (ainda) liderada por Miguel Paiva, que se encontra de saída.
Este é o maior investimento feito na instituição depois da construção do Hospital São Sebastião, em funcionamento em Santa Maria da Feira desde 1999. Representa a continuação de uma estratégia de desenvolvimento da resposta que o Hospital de São Sebastião dá na área da saúde mental, e que tem diferenciado em todas as áreas de ambulatório e à qual faltava a valência de internamento.
A região do Entre Douro e Vouga, e o concelho de Ovar, ficarão servida numa área tão crítica como é a saúde mental. A unidade de internamento psiquiátrido terá 30 camas, que serão distribuídas pelas unidades hospitalares - Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, Hospital de São Miguel, em Oliveira de Azeméis, Hospital de São João da Madeira, e Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar.
Este investimento permite "eliminar os internamento de doentes agudos em hospitais psiquiátricos em unidades distantes da sua área de residência". Neste momento, há casos de pacientes que têm de percorrer 80 quilómetros, uma vez que há apenas três unidades hospitalares no país com esta valência: o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospital Psiquiátrico de Lisboa, e o Hospitalar Magalhães Lemos, no Porto.
Refira-se que no orçamento de 8 milhões de euros para a construção da unidade de internamento de saúde mental no Hospital de São Sebastião estão incluídos os cerca de 1,5 milhões de euros para adquirir à câmara municipal de Santa Maria da Feira o terreno de 10 mil metros quadrados que essa já comprou junto ao Hospital de São Sebastião em meados de 2020.