2025/08/14
Investimento representa um acréscimo de 400 mil euros quando comparado com ano passado. Representa 1,3% do orçamento municipal de Santa Maria Feira.
A edição de 2025 da Viagem de Medieval de Santa Maria da Feira custou 2,3 milhões de euros aos cofres do município feirense. Representa 1,3% do orçamento municipal da autarquia liderada pelo social-democrata Amadeu Albergaria, e um incremento de 400 mil euros em relação à edição de 2024.
O orçamento definido para o ano de 2025 teve por base a faturação obtida na edição do ano passado. A autarquia feirense revela que em 2024, com um orçamento de 1,9 milhões de euros, a faturação ascendeu aos 2,2 milhões de euros. Para este valor contribuiram as mais de 650 mil entradas, numa média de 50 000 visitantes por dia.
A autarquia de Santa Maria da Feira espera que o valor investido volte a ser totalmente suportando pelas receitas geradas pelo evento em si, nomeadamente pulseiras e bilhetes de entrada, aluguer de espaços, patrocínios e merchandising.
Os números de entradas no recinto da Feira Medieval estão em linha com os do ano passado avança o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. “A Viagem Medieval manteve uma afluência média diária de 40.000 a 60.000 visitantes e no segundo sábado mais de 70.000 pessoas visitaram o evento. Registaram-se números finais semelhantes às edições anteriores e o excesso de calor em alguns dias penalizou as tardes, mas todas as noites foram fortes”, avança Amadeu Albergaria.
Feitas as contas, durante os 12 dias do evento, que decorreu entre 30 de julho e 10 de agosto, a Feira Medieval registou entre 480 mil e 720 mil entradas. A organização avança que num dos dias do evento chegaram a estar em simultâneo 70 mil pessoas no espaço.
Oportunidade para o movimento cultural feirense
O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira avança que das 60 entidades que asseguram as diferentes áreas de atividade do evento, cerca de 40 (mais de 60 por cento, portanto) eram oriundas do concelho de Santa Maria da Feira. Isso significou que, entre protagonistas e figurantes, “mais de 1.000 feirenses participaram em espetáculos e performances nesta edição”.
Na lista dos espetáculos que motivaram mais procura incluem-se, segundo Amadeu Albergaria, “O Último Cruzado” pela sua “dimensão técnica e estética, impacto e espetacularidade”; “O Conde da Feira”, pela “leveza e empatia que gerou no público famílias”; “Era Uma Vez… D. Afonso V”, que celebrou “10 anos de participação contínua na Viagem”; e “O Grande Torneio”, com cavalaria acrobática francesa que “levou o público ao rubro em inúmeras sessões esgotadas”.
Visitas ao Museu dos Loios cresceu 50%
Para além do preço do bilhete de entrada na Viagem Medieval, os visitantes teriam de pagar um valor extra se pretendessem usufruir de outras experiências em algumas áreas temáticas. E houve um crescimento na procura deste tipo de serviços.
Amadeu Albergaria destaca que o Museu Convento dos Loios, com as suas diversas atividades,atingiram um crescimento superior a 50% comparativamente ao ano anterior. Os Banhos de São Jorge verificaram um aumento superior a 12% no número de visitantes e uma “crescente procura de massagens” além do circuito-base. Já “A Granja dos Animais” te “uma afluência largamente superior ao ano passado”, sobretudo a partir do primeiro sábado do evento.